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O seu site vende? Se não vende leia este artigo e perceberá porquê.

Há quem defenda que o que fazemos online deve ser em função das vendas que possamos vir a concretizar. Não há nada de lúdico, tudo tem um fim que visa competir e maximizar o lucro. As empresas não existem sem clientes e por isso tem que os procurar. É por isso que a pergunta faz sentido: O seu site está feito para vender?

Há alguns sites que tecnicamente estão muito bons, vê-se que houve qualidade na sua construção, mas que não forem feitos para vender. Deixem-me explicar isto com

Uma história de vida

Nos anos 90 comecei a carreira técnico comercial, no ramo de informática no Porto. Tinha um cliente com quem trocava muitos conhecimentos técnicos sobre o mundo da informática, redes, programação etc. é certo que 

mantinhamos uma boa relação, tratava-se de uma empresa que operava no ramos dos vinhos, e os negócios projetados na minha cabeça prometiam ser de forma a garantir-me a reforma aos 20 e poucos anos (aos 20 e poucos anos todos pensamos vir a enriquecer num ápice).

Tinha uma rotina própria de vendedor aplicado: fazia uma visita semanal ao meu cliente  que decorria sempre com grande cordialidade. Até um dia em que

ao entrar na empresa quase que desmaiei quando vi que o meu cliente tinha adquirido uma série de equipamentos sem me consultar. 

Ele próprio se sentiu incomodado com a minha reação, sempre me tinha visto como alguém acima da área de vendas, como se tal houvesse. 

Disse-me então que tinha aparecido um vendedor e lhe tinha vendido os equipamentos.

Pergunta: Que culpa teve o cliente que eu tenha colocado a conversa num nível tão elevado que me esqueci da minha função principal: vender

É por isso que, mais uma vez,a pergunta inicial faz sentido: o seu site vende ou é só superior?

Como fazer com que o meu site venda?

Em primeiro lugar  é preciso atrair clientes para o site. Parece fácil, mas não  é. Os seus clientes, tal como o meus, usam o google para pesquisas quando querem fazer compras, por isso parece sensato que se o seu site aparecer nos primeiros lugares das buscas é grande probabilidade de poder vir a obter mais clientes. 

O problema é que a maior parte das pessoas sabe isto e por isso a luta pelos primeiros lugares no google é muito complicada obriga a alguns truques e é uma tarefa constante. Nunca está pronta.

Embora muita gente opine sobre o tema, a verdade é que ninguém sabe muito bem como é que o google constrói o ranking das páginas. Trata-se de um segredo semelhante ao da Coca Cola. Depois de mais de 100 anos a fórmula não se tornou pública.

O que se consegue saber, em relação ao google, funciona na base de causa efeito, ou seja: faço uma mudança no site e estudo os resultados obtidos. Se forem positivos é por aí o caminho.

Entre as variáveis do google que podemos controlar parece certo que a elaboração de artigos dão autoridade ao site e é por isso que convém trabalhar esta área. 

Claro que não basta elaborar artigos sem orientação mas sim artigos que vão ao encontro das palavras chave que os utilizadores costumam usar quando procuram os nosso produtos. 

Aqui entra alguma dose de adivinhação: 

Que palavras é que o meu cliente usa para me encontrar?

 A resposta influencia muito os resultados obtidos, senão vejamos com o seguinte exemplo: 

Na pesquisa do google “Programa de Gestão de correspondência” o meu site aparece em primeiro lugar, no entanto se pesquisar apenas por “Gestão de correspondência“, desce para terceiro lugar como mostra a imagem.

primeiro lugar nas pesquisas google
fig 1 – Primeiro lugar nas pesquisas google.

Agora pela simples mudança numa palavra de pesquisa, veja como a situação se altera.

página principal nas pesquisas do google
fig 2 – Terceiro lugar nas pesquisas do Google

 

Assim a pergunta:

Como aparecer em primeiro lugar nas pesquisas google?

Tem uma resposta: A única ferramenta ao seu dispor e que produz resultados é a elaboração de artigos sobre temática da sua área mostrando assim que se trata de uma autoridade no assunto.

Os sites apenas bonitos têm um problema: 

são os chamados sites de visita única porque a primeira vez que se visitam provocam um “Uau“, mas na seguinte visita a novidade já passou e, se não houver nada de novo o visitante sai do site, aumentando assim o bounce rate, que é um péssimo indicador para avaliação do google.

Como devo fazer o meu site?

Trabalhei muitos anos em Joomla e faz uns 4 ou 5 anos mudei para WordPress.  O WordPress é fácil de utilizar, gratuito, e é a alternativa para quem quer fazer um site e acrescentar conteúdo de forma a não depender de ninguém.

Fontes independentes mostram que é o sistema utilizado por 30% dos sites na internet. Com alguma formação pode construir artigos para o seu site e verificar os efeitos no google. Não é um bicho de sete cabeças.

Quanto tempo demora entre a publicação de um artigo e a verificação dos seus resultados no google?

Normalmente entre 3 e 4 semanas.

Em resumo: um site sem conteúdo não vende. É importante que tenha autonomia para construir os seus artigos sem depender de ninguém. 

É por isso que estamos aqui disponíveis para colaborar consigo e pôr a sua empresa a vender.