1. A quem se destina?

Esta plataforma destina-se a todos os que necessitam de elaborar projetos e propostas de material ou trabalhos e necessitam de uma forma de trabalho flexível e prática. Permite o acompanhamento dos projetos classificando-os em quatro categorias: Em curso, Terminados (em apreciação pelo cliente), Perdidos e Ganhos.

2. Requisitos necessários

O programa pode ser integrado em qualquer site web podendo funcionar no endereço da empresa ou com um acesso direto.

3. Como funciona?

Este programa foi desenvolvido tendo como base um programa semelhante desenvolvido nos finais dos anos 90 para uma empresa que concorria a obras publicas. Infelizmente a empresa faliu, mas não por culpa do programa.

A ideia base é que cada produto que comercializa está a três toques de distância, ou seja para aceder a um produto este estará integrado, numa família e numa subfamilia. Tal como a imposição de Steve Jobs (cada música num iPod deveria estar a 3 toques de distância) também aqui o mesmo se passa.

Produtos configuráveis

Este sistema também tem em conta um tipo de produtos que nomeamos configuráveis. Suponha um quadro elétrico que além de ter um custo pode ser configurável consoante as necessidades (alterando o valor do equipamento). O sistema está preparado para considerar esta situação.

Vantagens na utilização desta plataforma:

  1. Colaborativo

Com esta plataforma os projetos podem ser colaborativos, ou seja, como todos os elementos estão disponíveis online qualquer elemento do grupo de projetos lhe pode aceder (obviamente com um controlo apertado de login). É assim mais fácil a partilha de opiniões ou soluções para um problema. Permite por outro lado ser uma plataforma interessante de aprendizagem porque os projetos podem ser corrigidos superiormente.

  1. Independente dos equipamento de acesso

O acesso a esta plataforma pode ser feito por qualquer equipamento com acesso á internet, seja por telemóvel, iPad  ou até por televisão.

  1. Sempre disponível

Em qualquer lugar com acesso a internet todos os projetos estão disponíveis para consulta ou alteração. A informação está sempre disponível.

  1. Participativo

O cliente pode aceder ao projeto sempre que entenda (mediante de fornecimento de credenciais de acesso – dados de login).

  1. Menos invasivo

Não há, com uso desta plataforma, necessidade de envio de qualquer ficheiro por email. O cliente pode consultar o seu projeto online.

  1. Acuidade

Há só uma versão do projeto atualizada, a que está online. É possível fazer vários alterações ao projeto mas com este sistema apenas a última versão está disponível. Não há mal entendidos e ambas as partes sabem qual a versão que está em cima da mesa para discussão.

  1. Informativo

É possível disponibilizar elementos adicionais  aos clientes sobre o projeto.. Falamos concretamente de Datasheets de produtos ou imagens dos produtos propostos, exemplos de aplicação etc. É possível criar um catálogo de produtos que fornece mais informações aos clientes que os catálogos usuais em papel, podendo haver recurso ao vídeo, como fator de formação ou de informação.

  1. Seguro

A programação em web traz um tipo de segurança aos sistemas muito importante. Deixe de se preocupar com vírus porque a sua segurança é garantida pelos serviços de alojamento.

  1. Gestão e acompanhamento

Para empresas que vivem da prestação de serviços, ou venda de equipamentos (todas?) é importante saber em que estado estão todas as propostas. É possível criar um fórum para cada projeto com entradas que deem conta do andamento e possíveis encolhos no circuito normal dos projetos. As reuniões de vendas serão mais oportunas se tiverem estes elementos em conta.

  1. Exportar os projetos

O sistema permite exportar os projetos para ficheiros. A saída pode ser assim em Excel, Word, Pdf ou CSV. O projeto reside na internet mas pode ser materizado em ficheiro. Quando se entender.

Como testar a versão online

  1. Criar um novo projeto, dando-lhe um nome e um código.
  2. Escolha uma família, Sub-Família e um Produto. Adicione este produto ao orçamento do cliente
  3. Escolha a opção Criar Excel e receberá um ficheiro de Excel, com os dos do seu projeto. Pode ser também criado um pdf ou até um documento em word.
  4. Pode clicar no número do projeto e modificá-lo, adicionando outros elementos ou redefinindo o seu estado.

Dúvidas ou sugestões