SEO – Como aparecer e subir no ranking google

Arte ser encontrado e subir no ranking google

Todos os que temos presença na internet nos preocupamos com o ranking google. A área do saber que estuda a forma como um site web é visto e percebido por um browser é chamada SEO (Search Engine Optimization).

A forma como os resultados da pesquisa aparecem no Google, ou noutro qualquer browser, não é aleatória. Mas será influenciável? Isto é: Se dominados a técnica poderemos conseguir bons resultados na nossa posição?

Porque é importante estar bem no ranking  google?

Primeira pergunta:  Porque é importante ficar posicionado nos primeiros resultados do google?  A razão é simples:

Quanto mais vistas tivermos no site mais probabilidade teremos de concretizar vendas!

Parece existir uma relação direta entre o número de visitas e o resultado em vendas de uma loja online. Aliás esta informação é intuitiva, todos nós temos noção que existe uma proporcionalidade direta entre  número de visitas e o número de vendas numa loja física por isso a regra deve manter-se para uma loja virtual .

É por isso que  a guerra pelos primeiros lugares nos motores de  pesquisa faz todo o sentido. Cada site tenta posicionar-se o melhor possível para atrair mais visitantes. Primeiros lugares, normalmente indicam maior probabilidade de sucesso.

O Share dos motores de busca

Muitas vezes confunde-se motores de busca e google. Esta confusão é natural porque o google domina o mercado dos motores de busca.

Mercado dos motores de busca na europa
Fig1 – Mercado dos motores de busca por país

O que valoriza um site?

Várias perguntas podem ser colocadas nesta altura : O que valoriza um site  do ponto de vista do motor de busca? Como podemos passar a informação do conteúdo do site para o motor de busca? Será importante analisar a concorrência? Se sim, como o podemos fazer? Quando ganhamos uma boa posição o que devemos fazer para a manter?

São estas as questões que prometemos abordar neste artículo. Em primeiro lugar vamos usar um site que nesta altura não está otimizado em termos de buscas do Google. Nesse sentido é como alguém gordo que escreve livros sobre como emagrecer, bem sei, mas poderá verificar o andamento no site durante o tempo e verificar se as estratégias abordadas serviram ounãopara melhorar a posição do site. Trata-se por isso de um exemplo prático que pretende mostrar como as várias técnicas podem influenciar o andamento do site.

Site loja online de perfumes cheirabem.com

Apresentemos o site cheirabem.com . Trata-se de uma loja online desenvolvida totalmente a partir de código e não adaptada de centenas de lojas online que estão disponíveis para download online. Sobe este assunto convém ler o artigo como escolher uma loja online. Nesta altura este site obtém resultados modestos nas pesquisas com palavra chave : loja  online realizadas no Google. Está sensivelmente a meio da segunda página.

cheirabem com pesquisa online perfumes ranking google
Fig 2- Resultado de cheirabem com pesquisa perfumes online

O primeiro erro, muito comum, é não perceber exatamente:

Qual o nicho de mercado que procuramos atingir?

A pesquisa proposta (loja online) é demasiado abrangente e por isso as suas palavras chave são muito disputadas. Ganha primazia quem está há mais tempo no mercado.

Há empresas que pagam ao google milhares de euros, para conseguir os primeiros resultados com estas palavras chave. Se o leitor não acredita faça esta pesquisa e verá que são sempre os mesmos que, através de publicidade paga, açambarcam os primeiros lugares nos resultados das pesquisas. Portanto tentar vencer neste campo com estas palavras chave sem gastar um tostão não é tarefa fácil… mas não quer dizer que seja impossível!

Portanto a primeira lição é:

Escolher um nicho do mercado

Qual o nicho de mercado a atacar? Está é a resposta que só o dono do negócio consegue dar e não um especialista em SEO.

Ninguém conhece melhor o seu negócio do que o seu dono!

, por isso procurar num técnico SEO a resposta para o problema é não ter uma visão completa de toda a problemática em questão.

A primeira tarefa é procurar um nicho no mercado e colocar-se imediatamente nesse  nicho.  Parece valer aqui a indicação de que quem primeiro chega, o melhor lugar apanha.

Começando num nicho é possível partir para o global e ampliar os horizontes no campo dos resultados,  mas não perca tempo e dinheiro fazendo o contrário. Isto porque o tempo é importante  se entretanto esse nicho começar a ficar ocupado deixa, por definição, de ser nicho e quem chega primeiro tempo tem primazia.

Eu tenho um nicho para a minha loja online , que não vou revelar por motivos de confidencialidade, e é nesse nicho que estou posicionado em primeiro lugar sobre faço cerca de 80% do meu negócio.  Em resumo: Os nichos funcionam, por isso pense qual o nicho que pretende atacar.

Para que necessito de um consultor seo?

Precisa por duas razões: implementar as alterações a fazer no site e analisar a estudar a concorrência. No fundo o que vai precisar de saber é: porque a empresa X está à minha frente no ranking e como posso trocar o seu lugar com o meu? Fazer descer outros pode significar que eu subo.

À laia de resumo é importante que entenda que a parte fundamental do trabalho SEO é sua, porque ninguém melhor que você conhece o seu negócio. Não se entregue nas mãos dos outros nos assuntos que só você pode resolver. Infelizmente ou felizmente o sucesso de subida no google é fundamentalmente seu e dos seus conhecimentos na sua área de negócio.

Por onde começar para melhorar o meu site?

Como em tudo na vida o melhor é começar pelo principio. Para ajudar neste processo desenvolvi um programa que analisa um qualquer site e devolve para uma folha de Excel com todos os links do site. Porque é que isto é importante? Porque iremos analisar cada um dos links para o colocar o mais amigo dos motores de busca possível. Nesta altura os resultados para o site http://cheirabem.com não estão otimizados como iremos verificar. Iremos otimizar os links e posteriormente verificar o que ganhámos com esse trabalho.

O programa por mim desenvolvido pode ser visto no seguinte vídeo:

Após execução do programa, apontado para o site http://cheirabem.com,  obtivemos a seguinte folha de cálculo:

todos os links da loja de perfumes cheirabem
Fig 3 – Todos os links do site cheirabem.com

Repare-se que o programa vai buscar todos os links do site, mas nem todos os links nos interessa analisar. Interessam-nos apenas os links que saem do site e por isso devemos limpar a folha de cálculo deixando apenas os links que nos interessam eliminando também os duplicados, como se vê no resultado seguinte:

links site cheirabem apos limpeza
Fig 4 – Links do site cheirabem, após limpeza

A importância dos links no ranking

A primeira análise da composição dos links deve ser no sentido de verificar se os endereços são relevantes ou não para os conteúdos que pretendemos aceder. Por exemplo: Um link com a informação http://cheirabem.com?produtoid=56 que informação nos retorna? Nenhuma, não sabemos certamente qual é o produto 56. Por isso a quantidade de informação é zero. Por outro lado o mesmo link  http://cheirabem.com/cheirabem/Perfume-Masculino-Loris-Azzaro-Pour-Homme-EDT-100ML já nos dá uma informação precisa do produto para onde aponta. Trata-se do perfume para homem de Loris Azzaro, edt com tamanho 100ML.  Ora isto é muito importante para os motores de busca.

Então este é o primeiro passo:

Analisar todos os links do seu site e verificar se os títulos dos mesmos fazem sentido!

Qual é o segundo passo para melhorar o ranking do seu site?

O segundo passo passa por extrair para análise os componentes valorizados em cada link que são:

O Título, Descrição e Keywords.

Numa segunda fase o programa irá retirar mais elementos para análise (como os h e as imagens) mas quedemo-nos agora por estas funcionalidades nesta altura. Usando a folha de cálculo, que vimos anteriormente, e colocando na coluna do link as letras T ou D ou K (ou todas em simultâneo) o programa vai buscar ao site os dados para análise. Quer uma prova do valor do título da página? Nesta altura se pesquisar no google por

 loja online de perfumes originais

Quem aparece em primeiro lugar (veja por favor  a Figura 2)? Percebeu a importância do titulo da página para o sucesso do seu site?

Procuremos agora obter os títulos, descrição e keyword das várias páginas. Pode consultar o vídeo seguinte para perceber as potencialidades do programa:

Repare na descrição que aparece no site do Google e a descrição da folha de Excel: é a mesma, outra coisa não se poderia esperar.

Com isto pretendemos provar o quão importante são estes parâmetros e nunca é demais frisar que é responsabilidade do dono do site (ou negócio)a procura de elementos que ajudem a tarefa de subida no ranking.

Especialista SEO deve ser programador

A vantagem na minha abordagem é focar a decisão de análise do site no dono do site e não no técnico de seo. Para subir no SEO, deve começar por esta folha de cálculo. É claro que através dela pode analisar a concorrência: basta colocar o link e mandar o programa ir buscar os dados. A partir daí quem sabe não começa a compreender porque o seu concorrente está tão bem posicionado no ranking. Será que vai estar por muito tempo? Se usar esta folha de cálculo certamente que não.

Qual a importância do técnico seo?

É importante que o técnico SEO que seja uma pessoa informada. O resumo aqui apresentado parece fácil de conseguir mas não mostra o trabalho que há desenvolvido para aqui chegar.

Por exemplo nesta altura, início do ano 2018, o título não deve ter mais que 60 caracteres .Há quem defenda que não há problema se o título tiver mais que 60 caracteres, porque o motor de busca só vai buscar os primeiros 60 caracteres pouco lhe importando os outros e há quem defenda que o motor penaliza sites quem tem mais do que 60 caracteres no titulo.

Regra do Título da página web

Pergunta o leitor: Perante isto, em que ficamos? Respondo que em caso de dúvida é melhor tomar a situação mais cautelosa e não ultrapassar os 60 caracteres. Há regras idênticas para a descrição, headers, imagens etc. O consultor de SEO deve ter um bom domínio da língua portuguesa para poder procurar sinónimos de palavras chave. Um erro comum é encher os links e a descrição com palavras chave da área de negócio. Os motores de busca detetam que estão a ser enganados e por isso ao invés de valorizar um site penalizam-no. Portanto há uma série de regras, que podem ou não estar escritas, e que o SEO deve saber. 

Para saber mais leia o meu artigo o que é o SEO e como subir no ranking do google