O que é o programa Agenda Web (agenda.net)?

É um programa de software que permite gerir a agenda via internet. Entende-se por gerir a agenda a execução de tarefas simples como marcação e alteração de compromissos, assim como a disponibilização desta agenda online com proteção por password.

A quem se destina?

O leque de destinatários deste programa é elevado uma vez que consegue gerir a agenda de um determinado indivíduo, ou mais, e disponibilizar essa informação a quem interesse via Internet.

Esta possibilidade de mostrar e permitir que estranhos (autorizados, ou não) possam fazer alterações na agenda abre um leque de mercado muito interessante. A saber, como potenciais interessados:

  • Salões de cabeleireiro – porque não permitir que visitantes vejam a agenda de determinado cabeleireiro e possam marcar na sua agenda uma tarefa. Ex: Verifico que determinado cabeleireiro, pertencente ao salão X, está livre das  17:00-18:00 do dia de segunda feira, posso agendar a minha marcação para esse dia.
  • Oficinas Auto – permite agendar via Internet a revisão do carro por escolha de dia. Consulto a agenda online e verifico que no dia X a agenda da oficina está livre, logo posso fazer uma marcação online sendo confirmada posteriormente por telefone por qualquer das partes.
  • Consultórios Médicos Dentistas ou outros – É possível consultar online a agenda do médico dentista X e posso fazer a marcação para esse médico online.
  • Psicólogos e trabalhadores liberais – como normalmente exercem a sua arte em vários locais ter uma agenda online permite controlar as suas tarefas, assim como marcar zonas reservadas, é uma mais valia para a sua gestão pessoal.
  • Centros de estudos/Explicações – Permite de uma forma visual gerir o mapa de aulas por professor ou por aluno. Abrindo esta informação aos Encarregados de Educação os mesmos terão acesso a esta informação. Quanto aos professores/explicadores julgamos ser de todo o interesse manter uma agenda online em que os pais e os alunos têm acesso à marcação/desmarcação das aulas.
  • Consultórios de Advogados – Já desenvolvemos software para Gestão de escritório de advogados e uma das coisas muito importantes é o comprimento de prazos sejam eles de julgamentos ou quaisquer outras atividades. A agenda do advogado estaria assim disponível online permitindo que lhe fossem marcadas tarefas por qualquer outro elemento, seja secretária ou colega.
  • Restaurantes – Possibilidade  de reserva de mesas online.

Segurança e privacidade

Porque se trata de uma agenda disponível na Internet dá-nos a possibilidade de que outras pessoas com autorização por username e password  (ou não é uma decisão do administrador)  possam:

  • Consultar a agenda,
  • Marcar compromissos e verificar a disponibilidade de datas.
  • Pode também tratar-se de um sistema aberto sem proteção de password, permitindo assim a qualquer individuo possa aceder e marcar compromissos.
  • Cabe ao administrador (o dono da agenda) escolher até que ponto pretende que a sua agenda esteja protegida.

Como posso aplicar este sistema no meu site?

Esta aplicação pode ser disponibilizada em qualquer site web – desde que este suporte ASP.net -, o que quer dizer que esta aplicação pode ser desenvolvida e integrada na sua página Internet.

Esta aplicação pode ser acedida por qualquer dispositivo com ligação à Internet: computador, telemóvel, tablet etc.

Case study: Exemplo prático de utilização do sistema online Multiagenda

Para exemplificar a utilização do programa, imaginámos um centro de consultas de psicologia. Deixámos de fora tudo o que tem que ver com custos e faturação, trata-se de um exemplo e não uma solução chave na mão que será sempre diferente de cliente para cliente.

Descrição do sistema de exemplo:

Neste sistema  de exemplo é possível

  • Criar entidades que poderão lançar compromissos na agenda.
  • O administrador (username: admin, passe: admin) pode aceder a todos os compromissos marcados pelas entidades.
  • É ele que pode criar as entidades.

Seguidamente mostraremos as várias possibilidades do programa, que tem várias ferramentas interessantes como criação de documentos modelo, ficha do cliente com código HTML o que nos permite inserir links, imagens e até vídeos.

Limitações do sistema exemplo:

  • Os clientes nesta demonstração são comuns a todas as entidades o que na prática não faz sentido: cada entidade deve gerir e aceder aos dados dos seus clientes.
  • Os campos escolhidos para caraterizar os clientes ou entidades são poucos (nome, telemóvel, email, notas, contribuinte)

 

Quer testar o Software?

Pode testar o programa de gestão de compromissos / Multiagenda sem estar dentro do site, portanto numa plataforma com menos distrações na seguinte ligação para software de agendamento online

Quer testar o programa?

Neste link pode fazer um teste ao programa. Recomendamos que veja os videos seguintes antes de o fazer.
Agenda web

Análise do programa menu a menu

Menu Comunicações

Neste menu é possível o envio de Email e de SMS. A vantagem de enviar emails/SMS por esta opção é que fica muito fácil gerir os emails/SMS enviados a partir deste menu. Pode filtrar por cliente e saber exatamente quando foram efetuadas as comunicações.

Menu clientes

Aqui podem ser inseridos os dados relativos aos clientes. Na inserção dos dados há campos com editor de texto que permitem imensas possibilidades: desde inserir a fotografia do cliente, o seu endereço web, o seu email até vídeos do Youtube. Trata-se de um editor bastante poderoso que vem acrescentar muitas funcionalidades ao sistema. No menu clientes estão disponíveis os vários modelos de documentos, entretanto produzidos, que podem ser criados para o cliente. O sistema também permite envio de e-mail e por isso estes documentos podem ser anexados ao e-mail e enviados para o cliente. Analisemos a criação de modelos documentos:

Criação de Modelos de documentos

 

A criação de modelos de documentos é muito simples, bastando saber apenas as palavras chave relativas aos campos da base de dados. Por exemplo podemos criar um modelo documento com base nos campos dos clientes e procederíamos da seguinte forma:

Caro Sr. [nome_cliente]

A sua ficha está completa. Sabemos o seu número de telefone que é o [telefone_cliente], assim como o seu email que é [email-cliente]. Por favor confirme a exatidão destes elementos.

Melhores cumprimentos

ABC

Este documento é criado em qualquer processador de texto (Winword, por exemplo) claro que podem ser adicionadas imagens ou outros recursos. Este documento é enviado para o website – usando o menu Documentos – e passa a estar disponível no Menu Clientes – Modelos de documentos. Não há limite à criação de modelos de documentos.

Menu entidades

As entidades podem fazer marcações na agenda. Cada entidade é criada pelo proprietário da agenda que lhe atribui cores de marcação. Cada entidade pode ver os espaços disponíveis na agenda, verá também os espaços ocupados embora não lhe seja permitido saber porque razão os mesmos estão ocupados Resumindo: cada entidade vê apenas os seus compromissos e espaços ocupados por outras entidades, ou pelo proprietário da agenda. Apenas o Administrador da agenda pode criar Entidades. O vídeo seguinte mostra como é fácil fazê-lo.

Brevemente informação atualizada e vídeos exemplificativos