Programa de gestão dados contatos clientes – grátis!

Programa para Gerir ficheiro de clientes

O programa de gestão de clientes é destinado a quem entende as perguntas seguintes como importantes para o seu negócio. Leia as questões e se as considerar importantes teremos todo o gosto de lhe dar, sim dar, o programa.

Questões:

  • Precisa de guardar dados de clientes para que estejam sempre à mão?
  • Normalmente quando lhe pedem uma consulta guarda os dados de quem o inquiriu (o email e o telefone)?
  • Guarda esses dados num suporte digital ou num papel (passado meia hora já ninguém sabe onde anda o papel)
  • É importante guardar os dados mas é arriscado ter uma base de dados por causa dos vírus?
  • Como posso obter o programa? Se é grátis pelo menos quero testar.

Como funciona o programa de gestão de clientes.

A base de dados não está localizada no computador, ou seja nunca corre o risco de perder os dados, por causa de vírus ou qualquer outro contratempo. A base de dados reside na internet e pode ser colocada no site da sua empresa. Uma vez que está na internet os dados podem ser acedidos em qualquer plataforma, ou em qualquer lugar. Este programa foi concebido para estar sempre à mão, isto é estar sempre disponível para tomar nota de um contato. Recomenda-se por isso que seja colocado na pasta arranque do windows. Criámos um artigo que mostra como adicionar um programa ao arranque do windows. Se assim proceder não necessita de executar o programa porque este passa a estar disponível na barra de tarefas e assim em poucos segundos pode lançar os elementos que necessita.

Preciso de fazer instalação do programa?

A resposta é que não. Não há necessidade de instalar o que quer que seja no sistema e por isso pode usar este programa mesmo sem ter perfil de administrador. Para usar o programa basta apenas ter os dois ficheiros um junto ao outro e executar o programa. Os dados são guardados na base de dados do programamos.pt na internet  (na nuvem ou cloud, como se costuma dizer) por isso não ocupa espaço ou recursos aos seu sistema. Nada que instalar, não há exigência de recursos para o windows e não necessita de ser administrador do windows para o usar. Mais fácil, não deve ser possível. Pode ser inclusive executado a partir de uma pendrive ou cd.

O que faz o software de gestão de clientes

É claro que o programa pode ser configurado a gosto. Nesta versão guarda o nome do cliente, o email e o telemóvel. Podem ser acrescentados campos, mas o objetivo é manter este programa fácil de entender para quem o testa. Claro que faz falta um campo Assunto que nos recorde o que o cliente procura. Mais tarde se soubermos o que o cliente procurou basta questionar a base de dados e temos os elementos do cliente.

Inserir dados do cliente

Inserir dados é fácil. A imagem seguinte mostra como fazê-lo:

inserir dados dos clientes
fig 1 Inserir elementos dos clientes

Nada de especial a referir, a não ser que o telemóvel está limitado a 20 caracteres e pode ter texto e números. Permite assim inserir telefones com indicativo internacional na forma (44)-888888. Quanto ao email está limitado a 100 caracteres, valor que é perfeitamente aceitável.

Visualizar/Consultar dados dos clientes

Nesta opção podemos visualizar os dados dos clientes ou procurar um cliente específico por parte do nome. Basta escrever uma letra, ou mais, do nome do cliente e é filtrado para podermos aceder aos seus dados.

Aqui também é possível alterar os dados do cliente, apenas o telemóvel e email. Podemos permitir a alteração do nome também se se justificar (até consideramos que sim, agora que lemos este texto).

A figura seguinte mostra como se processa a consulta dos elementos:

consultar alterar dados clientes
fig 2 – Consultar, visualizar e alterar os dados dos clientes

O programa em vídeo

Fizemos um vídeo que mostra como funciona o programa. Apesar de termos colocado imagens e este ser mais ou menos autoexplicativo considerámos importante a feitura de um vídeo.

Como posso obter o programa de gestão de clientes?

O programa está disponível em Programa de Gestão de clientes. Basta descomprimir a pasta para qualquer local no computador, ou até pode ser usado em pendrive.

Conclusão

A possibilidade de podermos guardar os dados dos presumíveis clientes é uma opção importantíssima para quem gere um negócio. Pode receber um telefonema de um possível cliente que procura um produto e armazenando essa informação poderá contatá-lo posteriormente.

É importante para este género de programas o estar liberto dos login e passes que os programas que residem na internet obrigam. Preencher palavras chave para fazer um lançamento que se pretende prático e rápido é um convite a não o fazer. A única questão de segurança é se o computador do utilizador for tomado por roubo. Mas neste caso em 2 minutos se altera a password da base de dados que está no webiste e a ameaça é nula.