Otimização página internet- pesquisa google

Como otimizar uma página Internet para ficar nos primeiros lugares do google e como obter as melhores posições nas pesquisas web?

Eis uma resenha dos conteúdos tratados neste artigo:

Otimizar página internet, proquê?

Eis a pergunta que toda a gente procura a resposta. Não vale a pena justificar porque é importante estar nos primeiros lugares de pesquisa do google, a semelhança com uma loja física é evidente: Parece-nos razoável que uma loja em que as pessoas fazem fila para entrar fará mais negócio do que uma loja com pouca clientela. Um exemplo prático é o que fazemos na escolha de um restaurante. Se procuramos um restaurante numa cidade que desconhecemos, apostamos num que tenha muita gente em detrimento de um que esteja vazio. Portanto as regras dos nossos comportamentos nas lojas físicas é o mesmo que na Internet.

Erros comuns em relação ao SEO

Há dois erros muito comuns quando se trata de otimizar páginas para a Internet (chama-se a este processo SEO) são eles:

  1. Pensar que um técnico SEO conhece melhor o mercado do que o dono ou representante da empresa.
  2. Pensar que o trabalho de SEO é uma tarefa com início e fim. Feliz ou infelizmente é uma tarefa que não tem fim porque o site tem que estar sempre a ser atualizado no que diz respeito à descrição, aos títulos e aos conteúdos.

    Como proceder para otimizar uma página internet?

O esquema seguinte mostra todo o processo:

otimização de página web ranking google
fig 1 – Passos para otimização página web

Analisemos cada um dos elementos da imagem anterior:

  • Seleção de palavras chave (keywords)

Esta é a parte mais importante e mais difícil. Quais as palavras chave que definem o seu negócio? Serão elas as mesmas daqui a alguns meses, ou necessitarão de ser refinadas? Aqui é fundamental a intervenção do dono do negócio porque ninguém melhor do que ele poderá definir quais as palavras onde procura atuar. Um conselho é não escolher palavras demasiado genéricas (porque já estão tomadas pelos outros players do mercado) mas procurar aquilo que se chama nicho de mercado. Uma boa fonte para a escolha destas palavras chave pode ser o próprio google. Quais as sugestões que o google lhe dá quando pesquisa a sua área de negócio? Por exemplo se se tratar de uma empresa de mudanças, e fizermos a pesquisa por essa palavra obtemos:

sugestão google para keyword
fig 2 – Sugestão do google para a pesquisa

Uma das possibilidades, analisando a pesquisa, é ligar a sua área de atividade (mudanças) a uma cidade, não quer dizer que seja a cidade onde opera.

  • Metadescrição

A metadescrição é muito importante numa página. Quando fazemos uma pesquisa por exemplo por “perfumes online” atente no seguinte resultado:

cheirabem loja perfumes online
fig 3 – Pesquisa de perfumes loja online

Repare no texto loja online… Este é o texto metadescrição. Não deve exceder 150 carateres e deve ser de tal forma construído que suscite curiosidade no leitor de tal forma que lhe apeteça visitar o site.

  • Headers H1, H2 etc.

O headers tem duas utilidades numa pagina: Tornar o texto mais legível e realçar o conteúdo importante num texto. Claro que o conteúdo importante é o que pretendemos que seja bem classificado pelo google e por isso o header H1 deve conter uma keyword, ou palavra chave que representa o nosso site. Uma página só deve ter um H1 e deve ter vários H2, H3 etc.

  • Conteúdo

Se fizermos pesquisas na internet sobre como valorizar sites, todos insistem que o conteúdo é rei. Tanto assim é que surgiu uma nova área de emprego ocupada por pessoas que escrevem. É claro que esta escrita tem regras e não basta escrever por escrever. É necessário saber qual o tema que interessa abordar, com as palavras chave que promovam pesquisas que tragam ao site. Por outro lado é necessário saber dosear as palavras chave de forma a que o google não se sinta enganado e não penalize o nosso site ao invés de o valorizar.

  • Imagens Tag ALT

Talvez este seja o exemplo de como a internet muda tanto e nalgumas coisas se mantém fiel aos seus princípios. Esta tag ALT apareceu como obrigatória nos primeiros browsers para indicar o texto a mostrar no caso do browser não conseguir ler a imagem. A confiança no browser era tão pequena que se imaginava que não pudesse carregar as imagens. E isto não era porque a imagem não existisse, mas sim porque existindo se admitia que o browser não a pudesse carregar. Portanto este era o texto identificativo da imagem.

  • Conteúdo único

É importante que o conteúdo dos seus artigos seja único e não uma cópia de qualquer outro site na internet. O google penaliza quem não tem conteúdo único e faz cópia de outros sites. Isto é tão mais importante que um individuo pode ter mais que um site, imaginemos um blog e uma loja online, e se publicar o seu artigo no blog não o pode reproduzir na loja online. Até pode fazê-lo, mas deve instruir o ficheiro robots.txt para que esse artigo não seja visualizado.

  • Links internos

Uma das coisas que o google procura em artigos é a consistência interna dos mesmos. Ou seja procura confirmar que o artigo mantém alguma uniformização em relação ao seu conteúdo. Uma forma de verificar isso é através de links internos. Um link interno é uma ligação dentro do mesmo texto. Por exemplo um link interno é o índice que aparece no início deste artigo.

  • Título

O título é o elemento mais importante de uma página. O título é a descrição que está visível na aba da página web. Para verificar a importância do título pode procurar no google  “otimizacao pagina internet pesquisa google” e verá certamente que um dos primeiros sites que aparecem na pesquisa é este. Um dos erros graves é encher o título da página com palavras chave. O google não beneficia os sites que assim procedem.

Resumo final:

Esperamos ter dado uma ideia geral de como proceder para otimizar uma página web. Um site para ficar bem posicionado nos motores de pesquisa deve ter todas as suas páginas otimizadas. Relembramos que a ciência SEO não é um trabalho que tenha um princípio e um final, mas um trabalho que deve ser feito todos os dias. Como?

Analisando a concorrência e pensando. A pergunta é: O que pesquisam os utilizadores que pretendo que cheguem ao meu site? Sabendo esta resposta toda a otimização do site deve ser feito em torno destas palavras chave.