woocomerce loja online loja wordpress
fig1 - Woocommerce loja online
fig2- Exemplo loja online woocommerce

Vantagens e desvantagens na utilização de uma loja woocommerce

Possivelmente o elemento mais procurado em programação é a conceção de lojas online. Na altura de escolher uma loja online a escolha recai a maior parte das vezes sobre lojas Woocommerce.

A razão é simples:

Sendo o woocomerce um plugin que funciona em wordpress e tendo este último uma expressão tão significativa (há estatisticas que afirmam que 60% dos sites existentes são feitos em wordpress) a escolha desta loja não impressiona. Mas há

Desvantagens na loja woocommerce

O problema com a loja woocomerce é comum ao wordpress e é o número de atualizações que são necessárias nestes programas. Práticamente todos os dias é necessário instalar novas versões dos plugins. O problema é quando estas instalações correm mal e o site fica em baixo. Já imagina a sua loja offline de um momento para o outro enquanto o programador procura desesperadamente uma solução para o problema?

Porque são necessárias as atualizações?

Infelizmente as atualizações não trazem sempre melhorias aos produtos. Acredito que as instalações são necessárias porque são detetadas fragilidades no sistema.
Atendendo a que o woorpress é um produto com código fonte aberto (disponível) é natural que existam muitos hackers há procura de vulnerabilidades no sistema. Assim, as atualizações são uma fuga para a frente na procura de proteger os sistema. Logo, se não seguir as atualizações, o seu sistema poderá ser atacado por hackers. Trata-se de um caminho sem saída.

O regime de atualização dos preços

Quando temos uma loja online necessitamos de atualizar os preços dos produtos. Esta atualização é feita por programação e tendo como base os preços do fornecedor que pode para o efeito ceder um ficheiro de atualização. Para ser feita essa atualização é necessária de uma API do Woocommerce. Por vezes, maioritariamente por causa de atualizações, esta ligação não funciona e há que esperar que seja encontrada uma solução paro o problema. Até lá os preços (e stocks) da sua loja não podem ser alterados. Se for feita uma compra entretando como lida com o prejuízo? Que desculpa dá ao seu cliente?

Lojas online alternativas?

O que foi escrito para o wordpress é aplicável há maior parte das lojas. Geri durante 4 anos uma loja Magento e os problemas eram os mesmos. Muito  se fala de fóruns e apoios online mas que é facto é que não existe grande apoio na altura de resolver problemas. O grande problema é que são apresentadas  pseudo-soluções do problema mas a solução é de alguns anos atrás: assim o sistema já não é o mesmo de há 4 anos e a maior parte das vezes perdemos muitas horas com estas pesquisas, com resultados frustrantes.

O preço é um problema

Estamos habituados a pensar que quanto mais barato melhor e por isso estas lojas sendo gratuitas caem bem na nossa escolha. Sendo gratuitas também é verdade que não há obrigações por parte de quem disponibiliza estes produtos. Logo não há propriamente apoio, mas sim alguns carolas que procuram ajudar mas muitas  vezes esse tipo de ajuda deixa muito a desejar. Portanto, podemos concluir, nem sempre o que é gratuito é bom.

A face oculta das lojas online

Todos os problemas que aqui foram anunciados não são visíveis para o contratante do serviço, mas sim para quem faz a manutenção do mesmo. O contratante do serviço não imagina o trabalho e as responsabilidades inerentes a este processo. Não sendo muitas vezes uma pessoa informada interessa saber os riscos que corre quando pretende uma loja online.

Quer contatar-nos?

Desenvolvemos software à medida tanto para Internet, como para windows. 
Se procura um serviço de programação consulte-nos. Os orçamentos são gratuitos e quem sabe se após a nossa consulta não encontra uma proposta diferente para o seu problema.

Estamos ligados à empresa de comercialização de soluções de hardware Urupema. Consulte os nossos preços e condições.