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1. Gestão de condomínios: Plano de contas ou balancete

Apresentamos seguidamente uma proposta para o plano de contas de um condomínio. Este plano de contas pode ser apresentado em qualquer altura – assim o condóminos o requeiram -, mas obritatoriamente deverá ser apresentado na reunião final de encerramento do ano e, na maioria dos casos, a eleição de uma nova direção.

Estas contas já se encontram configuradas no nosso programa, mas podem ser adaptadas ao gosto e necessidade do administrador. Trata-se por isso de uma proposta e não uma versão final e fechada.

2. O plano de contas ou balancete para o condomínio

 

1. Saldo transportado período anterior
    1.1. Saldo em banco
           1.1.1 Saldo no banco A
         1.1.2 Saldo no banco B
     1.2 Saldo em caixa
2. Receitas
    2.1 Cotas do condomínio
3. Despesas
    3.1 Despesas operacionais
           3.1.1 Despesas com encargos com vencimentos
    3.2 Despesas administrativas
           3.2.1 Luz
           3.2.2 Água
          3.2.3 Material
                    3.2.3.1 Material de limpeza
                    3.2.3.2 Material elétrico
          3.2.4 Serviços contratados
                     3.2.4.1 Elevadores
                     3.2.4.2 Outras despesas administrativas
                               3.2.4.2.1 Cópias, carimbos etc
                               3.2.4.2.2 Seguros
     3.3. Despesas financeiras
             3.3.1 Despesas bancárias
4. Saldo final do período (1+2-3)
     4.1 Saldo no banco
           4.1.1 Saldo no banco A
           4.1.2 Saldo no banco B
      4.2 Saldo em caixa

Em todos os itens marcados a negrito (bold) o seu valor é obtido pela soma das rubricas que encabeçam.