A escolha do nome para o seu site

A escolha do nome para o site ou loja online.

Acreditamos que muitas vezes não é dada suficiente importância ao fator nome do site. Umas vezes porque se trata de pura transposição da área do negócio físico para a internet  outras vezes porque na pressa de abrir a loja online, pensamos no desenho, na técnica, nas cores, no símbolo e deixamos para último o nome. Mas, vamos analisar seguidamente:

A importância do nome para o sucesso do site

Vamos definir algumas regras para o nome do site:

O nome do site é a sua marca

Normalmente uma marca não tem números e hifens. O nome deve ser fácil de decorar, deve soar a marca. Por isso não deve ser muito grande e deve compelir à ação. Deve ter o cuidado de ser único, quando dizemos único referimo-nos tanto à sua fonética (pronunciação) como à sua escrita (grafia). Recordamos aqui a febre que houve com domínios do género all4you, ou concertina4all em que o 4, representa for. Tem alguma graça a primeira vez que se ouve, depois maça. Quando se diz por telefone alguém tem que explicar que 4 representa for e parir daí também não está a primar pela inteligência de quem o ouve.

Torne-o pronunciável

A melhor forma de verificar esta condição é pensar que vai dizer o nome seu site ao telefone a alguém. Será que é claro? Será que o nome se identifica com a sua atividade?

Deve ser o mais curto possível

O nome deve ser curto porque se trata de um endereço que deve ser digitado na barra de endereços web.

Como se imagina quanto menor, melhor. Há uma dificuldade com os nomes curtos, já estão reservados como sites web. Pro alguma razão alguém chegou sempre primeiro. Deve nesta altura fazer uma pesquisa para saber se o nome que procura está disponível.

Para saber se o nome está disponível deve testar. Para isso pode aceder por exemplo ao link e escrever o nome que procura.

Verificação da disponibilidade website
Fig 1 -Verificação da disponibilidade de um website

Verificamos que o nome programamos.pt não está disponível (seria estranho se estivesse…) e temos outras opções para o sufixo do domínio. Antes de optar por outro sufixo leia o ponto seguinte.

Escolha o domínio .com

Há sempre uma associação que é feita entre endereço web e domínio .com. É por isso importante reservar sempre o sufixo com para o seu domínio. É importante a reserva do país onde a marca está registada (neste caso pt), sobretudo se o mercado onde procura atuar é o mercado onde a marca reside. Mas é incontornável que o sufixo com é a primeira associação quando se fala em web.

Cuidado com as marcas registadas

Há dois tipos de confusão que podem surgir entre o seu nome e o nome de uma marca registada. Regressemos aos anos 60 com a criação da Sonae. Não é preciso um esforço muito grande para associar este nome com o nome Sony. Embora a grafia seja diferente a oralidade é muito semelhante. Um exemplo em que a grafia é muito semelhante e a oralidade é diferente é o caso da Ascendi e Ascendum. A grafia é muito semelhante embora a fonética seja diferente. O cliente, sabe quem foi o descobridor do nome e penaliza a cópia ou o seguimento. Este tipo de confusões devem ser evitadas.

Torne o nome intuitivo

O nome deve estar ligado à sua área de negócio. Como dizia o autor/poeta Mário Quintana quando o leitor pergunta ao escritor: “O que queria dizer com isto? ” Um dos dois é burro! É importante que ao dizer o nome do seu site, se associe imediatamente à área de negócio que se pretende alcançar.

Keywords largas

Se puder usar uma palavra chave no seu domínio, tanto melhor. Há quem considere que é importante para o SEO. No fundo cumpre o que foi dito anteriormente, o nome deve ser intuitivo e estar ligado ao seu negócio.

Nome não está disponível?Escolha uma variante

Se o nome que procura já foi reservado, escolha uma variante. A pior variante é a escolha do sufixo diferente, faz sempre confusão e fica mal na fotografia. Por vezes é possível escolher uma variante de um nome já registado. Por exemplo o site relogios.pt está registado, mas o domínio sorelogios.pt estava disponível. Não é uma má escolha e até pode aproveitar alguma publicidade do registo existente.